Greve no transporte sempre dá certo… sabe o motivo?

Não há melhorias na qualidade do transporte coletivo e sempre haverá greve nos transportes – e sempre vai acabar em aumento; se não de passagem, ao menos de ganhos pra categoria – por um motivo simples: quem PAGA, não usa; e quem USA, NÃO PAGA.
Tem lá o desconto de 6% do salário do campeão que vai pro trabalho de ônibus. Mas quando os 6% chegam à integralidade do pagamento, normalmente este ser já nem precisa pagar pelo transporte coletivo, ele já está usando um meio de transporte próprio.
Sobram os que pagam o transporte integralmente do próprio bolso – uma miséria de gente; os alunos do ensino médio e anteriores, cujo pagamento – da meia – é feito geralmente pelos pais; e alunos de curso superior, cuja passagem é paga pelos pais ou por eles mesmos – isso quando não têm bolsa ou algo do gênero que lhes forneça isso.
Então, o grevista para o ônibus; o estudante reclama do valor da passagem, mas em geral nem sai do bolso dele. Não que eu ache a luta injusta – e não acho, mesmo – mas se ele não paga, porque raios alguém iria dar ouvidos pra ele?
O patrão é que está sofrendo com isso: os empregados dele não estão conseguindo chegar ao trabalho.
“Ah, mas sai 6% do meu salário!”. Eu sei, magrão, já falei isso ali em cima. A questão é que são 6% DO SALÁRIO. Se a passagem subir pra 500 reais o trecho, pra ti não muda nada. Muda pro teu chefe.
“Ah mas ele pode descontar meu dia de falta”. Campeão, se você acha que isso é vantagem pro patrão, eu tenho uma notícia ruim pra te dar sobre sua visão de profissionalismo…
O pai paga pro filho estudar; o patrão paga pro cidadão trabalhar; o estudante é que vai pra rua reclamar do preço da passagem. Nem o patrão nem o pai têm tempo (e nem vontade, a bem da verdade) de ir pra rua brigar. O pai tem que sustentar o guri que botou no mundo; o patrão tá sofrendo no ar-condicionado do carro. Eles só querem o filho estudando e o cara trabalhando. Eles vão arcar com o custo de boca fechada. Ninguém tem motivo pra ouvir os estudantes.
Novamente: não julgo a nobreza da causa, julgo é a tática e quem a aplica. Enquanto os estudantes – e só eles – estiverem de fato lutando pela melhoria do transporte público, lamento – essa é uma luta vã.

(…)
E a essa altura, você, nobre transeunte que por estas bandas trafega, que teve coragem de ler isso tudo, deve estar se perguntando: “Ué, o Léo não xingou ninguém no post… que bizarro!”
É, amigo… não tá fácil pra ninguém! Tô economizando até na neurastenia…

Anúncios

Um pensamento sobre “Greve no transporte sempre dá certo… sabe o motivo?

  1. Alline disse:

    Outro dia no ponto de ônibus, uma senhora de seus 40 e tantos anos reclama o seguinte: “Os estudantes vão pra rua quando a passagem sobre 10 centavos, quando deveriam estar reclamando da qualidade do transporte”… me deu vontade de dizer pra ela, “E tu, que nem pra reclamar do aumento da passagem não se mexe? Fica com a bunda no sofá assistindo tua novela enquanto eles pelo menos fazem algo…”
    Ah, por favor… gente pobre não é pobre à toa…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s