A trilha sonora de cada um

Todas as pessoas da minha vida têm uma música.

Músicas me lembram pessoas; pessoas me lembram músicas. É assim desde sempre.
E por mais misantropo que eu – às vezes – tente parecer, eu gosto de gente. Gosto de ver gente. Entre ficar em casa vendo TV ou ir à rua ver gente, a segunda opção é quase sempre a minha escolha.
Talvez esteja aí a explicação pra eu ser tão apaixonado por música. Cada música me lembra uma pessoa, um momento em que senti algo, bom ou ruim, mas que me marcou em algo. E a minha vida segue assim, com trilha sonora.

Minha memória é terrível. Esqueço nomes, datas, números, telefones. Esqueço compromissos.
E minha memória, além de falha, me trai.
Jamais esqueço um rosto – ainda que eu tente. Jamais esqueço o bem ou o mal que alguma me fez – por mais que seja o mais inteligente a fazer.

E esses rostos, essas lembranças – tanto boas quanto ruins -, sempre me vêm à mente quando ouço ‘aquela’ música. E a sensação é sempre a mesma, como se ‘aquilo’ estivesse me acontecendo de novo, como se estivesse revendo ‘aquela’ pessoa depois de anos de saudade.
E é esse tipo de coisa que me faz sorrir sozinho…
… e a que me entristece à toa, também, nos momentos mais aleatoriamente absurdos: porquê a minha memória pra música é boa, não falha nunca.

E sabe quando cometemos o erro pueril de colocar a música favorita como despertador do celular, achando que aquilo vai nos fazer acordar bem? Pois é…

Fui, por muito tempo, amargo.
Guardei, por muito tempo, rancor de certas pessoas. Guardei mágoas e tristeza de muita gente, de muitas coisas que me aconteceram e muito mal que me fizeram.
Mas agora, vejo claramente que isso não é rancor; não é decepção por ter depositado confiança em quem não merecia; sequer mágoa por ter sido tirado de mim, de várias formas, o convívio de alguém que eu amava.

É um pouquinho de ódio de mim mesmo, por ter sido ingênuo demais e permitido roubarem de mim o prazer de algumas das minhas músicas favoritas.

Deixe um comentário

