Das massas de manobra e do desrespeito ao indivíduo

Lá pelos idos de 2007 ou 2008, estava eu dormindo, no conforto da minha cama, quando meu celular toca. Já passava das 4 da manhã de sábado, e eu estava gripado e com febre.
Atendo o celular. O telefonema vinha de uma menina, amiga minha de Otacílio Costa, que tinha vindo pra Floripa pra uma festa. Passou mal. Bebeu mais do que podia, se entorpeceu com tudo o que podia e o que não podia, perdeu a carteira com documentos e dinheiro e não sabia a quem recorrer.

Naquele frio desgraçado, doente, saio da cama e vou buscar a amiga. De moto. Levo ela até a minha casa. Dou uma roupa pra ela poder tomar um banho, e enquanto isso eu jogo a roupa da menina na máquina, que tinha vômito até pelo avesso. Ela dorme na minha casa, e ao acordar, bem… precisa dar um jeito de ir embora.

Eu levo ela até a rodoviária pra pegar um ônibus pra casa. Como perdeu a carteira com tudo, paguei a passagem dela até Lages; era o que meu dinheiro dava. De lá, o pai dela ia buscar. Passei o resto do mês com 4 reais na carteira e abastecendo a moto com ticket alimentação.

Sou um herói? Um ‘gentleman’? Não, porra! Ajudei uma amiga – assim como muitos dos meus amigos já me safaram de situações muito – mas muito! – piores que essa.

Mas alguém decidiu que hoje era dia de me dar pecha menos lisonjeira.

(…)

Eis que hoje eu saio do trabalho, e há uma manifestação exatamente no meu caminho. A PM já estava lá, controlando o fluxo, orientando os manifestantes, aquela coisa toda. Um pouco de gente grita, um pouco de gente se irrita, outro pouco de gente buzina, e por aí vai; aquela zona que qualquer manifestação provoca. Parei a moto na lateral da pista e fiquei esperando eles passarem e a PM liberar o transito.

Em outros tempos, eu ia descer a mão na buzina; mas de uns tempos pra cá eu decidi parar de bater boca com “Social Justice Warriors” porque eu tenho preguiça de discutir com gente burra, que é a categoria onde a grande maioria dessa galera se enquadra (se você se ofendeu com isso, o botão de ‘unfriend’ é logo acima e a porta da rua é a serventia da casa). Então fiquei ali esperando ‘a banda passar’.

A manifestação finalmente começa a passar exatamente na minha frente e eu começo a entender os gritos dos manifestantes. Lembro de dois:

– “Eu amo homem! Amo mulher! Tenho direito de amar quem eu quiser!”
Beleza, champs, ‘tamo junto! Quem sou eu pra dizer de quem tu tem que gostar, né? Nesse momento, por exemplo, em que estou querendo ir pra casa, eu não gosto de você. Mas isso não tem nada a ver com a sua sexualidade, e sim com a minha vontade gigantesca de ir pra casa porque eu tenho que fazer faxina.

E a clássica:
– “Fascistas! Machistas! Não passarão!”
Eu não sei quantos fascistas ou machistas estavam na fila, mas como os manifestantes estavam trancando a pista, eles não passariam mesmo.

Só que essa segunda frase começou a ser gritada meio perto demais de mim. Tipo… perto o suficiente pra embaçar a viseira do meu capacete. Eu fiquei um pouco nervoso, já queria descer da moto e enfiar uma muqueta na orelha daquela cretina que tava gritando na minha orelha, quando reconheci a infeliz. Era a tal amiga de anos atrás, que descrevi logo acima; não a via desde 2012, quando a encontrei no velório de um amigo em comum.

Respirei fundo, tirei o capacete, cumprimentei a cidadã pelo nome. Ela deu um passo pra trás, talvez assustada pelo meu movimento, achando que eu fosse agredí-la ou coisa assim. Eu pedi pra relaxar, apoiei o capacete no retrovisor e apontei pro meu próprio rosto com as duas mãos com aquele movimento de “Oi? Tá me reconhecendo não?”. Ela inclina o corpo adiante de novo, dá mais um passo. Eu crente que ia me cumprimentar ou coisa assim, e ela puxa uma outra guria pela mão e grita, agora na minha fuça sem capacete, o mesmo bordão repetido acima.

Eu tolero gente burra. Não gosto, mas tolero. Eu tolero gente estúpida, também (até porque eu sou bastante, também), mas não aturo ignorante.

(Nota: Enquanto escrevia isso, fui descobrir que é a tal Marcha das Vadias. Daqui pra baixo estou escrevendo consciente do movimento que lá ocorria.)

Vou descer o cacete em feministas por conta disso? Não. Vou descer o cacete em gente burra, mesmo. Em gente influenciável. Em gente que aceita ser massa de manobra de gente acéfala. Em gente “intelectualmente” desonesta. Em gente mal intencionada.

Segui meu caminho pra casa, em paz com a minha consciência, mas confesso: com raiva. Muita raiva. Eu entendo perfeitamente que o tratamento reservado a alguns estratos sociais não é o mais digno, nem o mais perfeito, e provavelmente também não o mais justo.

Isso não te dá o direito de generalizar o comportamento, a conduta ou o caráter dos indivíduos.

Se o seu princípio de luta é maior que o respeito por um indivíduo (e não por um estereótipo baseado em sexo ou qualquer outra característica), creio que a coisa esteja um pouco errada na sua visão. Eu não sou um “machista, fascista”, que “não passará”. Eu sou um homem, sim! Hetero, sim, e muito bem resolvido sexualmente (ainda bem!); mas acima de tudo, sou amigo dos meus amigos e disposto a dar a mão a alguém por quem eu tenha apreço.

Agora, se você não me conhece, não conviveu comigo por um momento sequer e se baseia em suposições para emitir opiniões: entre a sua opinião sobre o meu caráter e um caminhão de esterco, eu escolho o segundo – mas um tanto quanto reticente, porque as duas opções serviriam facilmente como adubo.

Eu prefiria ter descido da moto, ter dado um abraço nela, depois de tanto tempo sem vê-la, e tomar uma cerveja. Contar sobre aquela história de anos atrás e rir loucamente daquilo e renovar as memórias. Contar as novidades, rir um da cara do outro. Eu ia fazer piada do cabelo ridículo dela, e ela do fato de eu ser um nanico.

Mas não. A ideia geral é mais forte que a experiência individual. E enquanto isso perdurar, enquanto a imbecilidade coletiva for maior que o valor que se dá às atitudes individuais, amizades continuarão ruindo, famílias continuarão batendo boca à toa e relações sociais de coleguismo, mesmo com discordância, continuarão virando guerras virtuais e de informação dividindo pessoas.

Usando o feminismo como exemplo (mas não é o único caso), eu costumo dizer: meu filho tem 10 anos. É educado, polido, cortês, respeitador. Ele não é um potencial estuprador. É um menino, que se tudo correr bem, vai ser tornar um homem bom, honesto, e amigo dos amigos dele. No que depender de mim, da mãe dele, dos avós, é isso que ele vai ser. Não façam ele acreditar que ele nasceu com o destino de ser “controlado para não agredir uma mulher”. Ele é mais infinitamente mais gentil que isso. Ele tem mais caráter que isso. E ele só tem 10 anos!

Respeitem os seus. Nossas relações próximas, de amizade, gratidão, respeito e de carinho, são maiores que qualquer movimento social. Esse movimento pequeno, no nosso microuniverso, é maior e mais poderoso do que qualquer bandeira que se pode fazer flamular.

Tente, só uma vez, amar (ou ao menos respeitar) os mais próximos com o mesmo furor daquele quadrinho da Clarice Lispector que você compartilhou hoje pela manhã.

Se você acha que vai mudar o mundo gritando e cuspindo na minha cara numa manifestação, eu tenho uma má notícia pra você: eu não tenho esse poder que você acha que eu tenho. Eu não sou ninguém e não vou mudar merda nenhuma na sua vida.

A boa notícia é que você também não.

Boa noite.

Deixe um comentário

